Como seria se todas as pessoas usassem ar-condicionado?
Com os grandes índices de calor, a demanda global de energia tem aumentado gradativamente, à medida que outros países maiores e quentes adquirem hábitos de alto consumo. No post de hoje, você vai perceber o crescimento desses países no consumo do ar-condicionado.
Atualmente, os americanos usam mais energia do que todas as nações do mundo juntas para se manterem fresquinhos sob o ar-condicionado. É o que aponta um estudo da Universidade de Michigan, que projeta o crescimento da demanda de energia para as próximas décadas.
Para se ter uma ideia do que pode vir pela frente, apenas a cidade de Mumbai, na Índia, tem potencial de gerar uma demanda equivalente a um quarto do consumo americano de um ano, devido a combinação de dois fatores – uma população suficientemente grande e um clima suficientemente quente.
Na China, o percentual de casas com um aparelho ar condicionado cresceu de menos de 1% em 1990 para 62% em 2003. A Índia, que em 2007 registrava 2% de lares com ar-condicionado, as vendas de aparelhos aumentarem 20% a cada ano. O Brasil também está na lista, com potencial de superar o consumo americano de energia pelo condicionador de ar em quase duas vezes.
Para o pesquisador americano, Sivak, um caminho possível para frear este aumento na demanda é o da eficiência energética (Confira o nosso post sobre o que é eficiência energética), com o desenvolvimento de aparelhos de ar-condicionado que entregam a mesma qualidade, mas consomem bem menos energia.
Continue acompanhando nosso blog para outras informações e curiosidades sobre o uso do ar condicionado!
Fonte: [1]
Conheça as redes sociais da Newtemp: Facebook | Twitter
« Voltar para a página inicial